Bolo de Ananás Caramelizado

11 março


Ingredientes:
1 chávena de açúcar (para o caramelo)
1/3 de chávena de água (para o caramelo)
6 rodelas de ananás em calda bem escorridas
5 ovos (claras e gemas separadas)
300 g de açúcar
300 g de farinha de trigo fina s/fermento
1 chávena da calda de ananás 
1/2 chávena de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparação:
Unte uma forma redonda de 24 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque no fundo as rodelas de ananás. Reserve. 
Prepare o caramelo, junte o açúcar e a água num tachinho e leve ao lume médio até obter a cor desejada. Verta-o de imediato na forma por cima do ananás e tendo o cuidado de cobrir todo o fundo. 
Enquanto a calda de caramelo está ao lume prepare a massa, bata o açúcar com as gemas durante 2 minutos, adicione a calda de ananás e o óleo e bata mais 1 minuto. 
Peneire a farinha de trigo e o fermento e adicione ao preparado anterior. Bata em velocidade baixa até incorporar grande parte da farinha. (não bata muito a massa)
Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na massa. Transfira a massa para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja cozido. 
Depois de cozido deixe arrefecer por 5 minutos e desenforme. (É muito importante este tempo de arrefecimento pois o bolo fica muito macio e se tentar desenformar assim que o retira do forno ele irá partir-se.)


Também lhe Pode Interessar

0 comentários

Deixe a sua opinião sobre a receita ou então dúvidas e sugestões.
Obrigado